VFXRio Dance
7 e 8 de dezembro 2023

07/09/2023 – 08/09/2023 (10:30 – 18:30)
Casa Firjan – R. Guilhermina Guinle, 211 – Botafogo, Rio de Janeiro

cadastro ao público foi realizado exclusivamente online.
Evento presencial sujeito a lotação máxima.
Certificados de participação serão entregues via online após o evento (participação restrita a maiores de 16 anos)

Durante dois dias, foram realizados Keynotes e Workshops que exploraram a interseção entre dança e tecnologia, envolvendo acadêmicos e segmentos da indústria de áudio visual, jogos eletrônicos e dança, com a participação de especialistas nacionais e internacionais e com o apoio internacional da Swissnex e da Cie Gilles Jobin. O workshop teve como objetivo fomentar a troca de conhecimentos e a elaboração de novos negócios e projetos. O programa contou com uma live performance em realidade estendida do premiado show Cosmogony de Gilles Jobin que conectou em real-time bailarinos geograficamente separados. (O VFXRio conta com tradução simultânea: Inglês/Português | Inscrições gratuitas | Vagas limitadas)

*Presencial na Casa Firjan
Endereço: R. Guilhermina Guinle, 211 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ, 22260-001

*Coffee-break está incluído durante os intervalos do VFXRio Dance.

KEYNOTES

7 DE SETEMBRO - 2023

7 DE SETEMBRO: 11:00 AM – 12:00 PM
Keynote: Performances em Tempo Real: Arte, Ciência e Tecnologia

Opening keynote com Gilles Jobin, aclamado coreógrafo fundador da Cie Gilles Jobin, em uma palestra que explora a cativante intersecção entre tecnologia em tempo real e performances ao vivo. Com uma carreira distinta que abrange décadas, Jobin tem estado na vanguarda da fusão entre dança e tecnologia, buscando os limites artísticos e estendendo as possibilidades das artes cênicas. (Keynote híbrido mediado presencialmente por Nayse López).

Gilles Jobin – Diretor artístico e coreógrafo suíço – Criou mais de duas dezenas de espetáculos desde 1995, todos aclamados por crítica e público ao redor do mundo. Em 2017, criou o VR_i, um espetáculo de dança imersivo que usa Realidade Virtual e ganhou o prêmio de inovação e de público no Festival du Nouveal Cinema, em Montreal. O trabalho ganhou destaque em mais de 40 apresentações pelo mundo, incluindo Festival Sundance, Mostra de Veneza, Dance Biennale em Lyon e BAM, em NY.

Mediado por Nayse Lopéz – jornalista e curadora desde 1992. Realizou – como curadora, critica de dança e jornalista – diversas mostras e conferências na área da dança, das artes performativas e da cooperação cultural. Entre os últimos projetos: a Conferência Internacional de Dança e Cooperação Cultural, realizada em Rio e São Paulo, em 2005. Desde 2001 é curadora convidada do Festival Panorama, tornando-se em 2006 diretora geral e artística do Festival e de outros projetos da Associação Cultural Panorama. É também fundadora e editora do site especializado em dança www.idanca.net.

7 DE SETEMBRO: 1:30 PM – 2:30 PM
Keynote: ChoreoGraphics – Uma Ferramenta de Criação para Espetáculos de Dança.

Nesta palestra, será apresentado um sistema computacional desenvolvido no Laboratório VISGRAF – IMPA para a criação de espetáculos de dança. O sistema, parte da pesquisa de mestrado de Adriana Schulz sob a supervisão de Luiz Velho, permite a criação de performances virtuais em grupo e a visualização de coreografias reais. Utilizando capturas de movimentos de sequências de dança sincronizadas com uma trilha musical, o sistema adapta métodos de síntese de movimento para controle do grupo de dançarinos no palco, incluindo a criação de formações e o seguimento de trajetórias. A plataforma integrada possibilita a colaboração entre artistas, permitindo que o espetáculo evolua naturalmente a partir de contribuições iterativas de dançarinos, músicos e coreógrafos. (Keynote presencial).

Luiz Velho – Pesquisador titular do IMPA – Instituto de Nacional Matemática Pura e Aplicada e líder do Laboratório VISGRAF
Um dos pioneiros da Computaçăo Gráfica no Brasil, realizou o primeiro filme brasileiro de animaçăo por computador em 1978 e foi pesquisador convidado do National Film Board do Canada em 1982. Foi também professor no Courant Institute of Mathematical Sciences e pesquisador visitante da Microsoft Research Asia. Fez mestrado no MIT Media Lab e doutorado na Universidade de Toronto. Trabalhou na Fantastic Animation Machine em Nova Iorque e na TV Globo do Rio de Janeiro com desenvolvimento de sistemas gráficos 3D e efeitos visuais.

7 DE SETEMBRO: 2:45 PM – 3:45 PM
Keynote: 50 Anos de Pesquisa de Movimento Humano & Tecnologia.

A obra seminal de Analivia Cordeiro, intitulada M 3×3, de 1973, é considerada a primeira obra de arte em vídeo a surgir da América do Sul e uma das primeiras coreografias de dança criadas especificamente para vídeo, utilizando processamento computacional para coordenar movimentos de dança e vídeo. Durante 50 anos, sua pesquisa evoluiu e alcançou a etapa final com a proposição de uma notação e escrita do movimento humano através do aplicativo BodyWay Nota-Anna, em 2023. Desde 1983, ela compartilha sua pesquisa com o engenheiro Nilton Lobo. (Keynote presencial)

Analivia Cordeiro tem explorado desde o início da década de 1970, as relações entre o corpo, movimento, arte visual e audiovisual, e arte midiática. Suas criações têm estado presentes na evolução da arte e da tecnologia por meio de meio século. Por exemplo, na década de 1980, ela e Nilton foram uns dos primeiros a utilizar a captura de movimento no software Nota-Anna. Ao mesmo tempo, no campo das artes, ela propôs uma nova linguagem para a expressão do movimento corporal por meio de dispositivos tecnológicos. Suas obras fazem parte das coleções mais importantes de museus, como o MoMA em Nova York, o Victoria & Albert Museum em Londres, o Museo Reina Sofia em Madrid, entre outros.
Nilton Lobo é um engenheiro eletrônico e criou o software de notação para movimento humano chamado Nota-Anna, que registra a trajetória do movimento no espaço e no tempo e a torna visível em uma tela de computador ou com outras ferramentas digitais. Nos últimos 7 anos, ele tem focado sua pesquisa na área de Aprendizado Profundo (Deep Learning) e Aprendizado de Máquina (Machine Learning).

7 DE SETEMBRO: 4:00 PM – 5:00 PM
Keynote: Movimento, Tecnologia e Criatividade em Realtime: Explorando a Sincronia na Dança

O Time de Inovação da Globo irá apresentar a poderosa fusão entre dança e tecnologia. Serão revelados os bastidores da criação de conteúdo para exibição em tempo real envolvendo dança e captura de movimento. Será explorado como a tecnologia pode revolucionar o mundo da dança, permitindo que movimentos e expressão corporal sejam capturados e transmitidos ao vivo, com precisão e emoção. Serão exploradas em conjunto as possibilidades infinitas que os personagens virtuais integrados ao motion capture oferecem, desde o desenvolvimento de coreografias inovadoras até a criação de personagens digitais cativantes. (Keynote presencial)

Fernando Ribeiro – Especialista em Tecnologia e Inovação na Globo. 
Formado em Design e Pós-graduado em Animação 3D na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e tendo trabalhado com geração de personagens parametrizáveis para a empresa Unity 3d e Oculus/Meta, Fernando é especialista em geração de humanos sintéticos e dublês virtuais, tendo atuado em projetos que envolvem captação de movimentos e expressões faciais em tempo real, criação de cenários virtuais, realidade virtual e inteligência artificial.

Priscila Ariel – PO e Pesquisadora de Tecnologia e Inovação na Globo.
Doutoranda em Computação Gráfica, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Fez Mestrado e Bacharelado em Ciência da Computação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Ela tem mais de dez anos de experiência em desenvolvimento de softwares e seus interesses de pesquisa são nas áreas de computação gráfica, visão computacional, realidade virtual, realidade aumentada, realidade mista, produção virtual, humanos virtuais e inteligência artificial.

 

7 DE SETEMBRO: 5:30 PM – 6:30 PM
Keynote: COSMOGONY – LIVE DIGITAL PERFORMANCE

COSMOGONY é uma performance digital ao vivo em tempo real, apresentando 3 dançarinos sendo capturados em movimento ao vivo no #Studios44MocapLab em Genebra e exibidos em tempo real remotamente. Os movimentos dos dançarinos são capturados em Genebra, divididos em ‘bits’ digitais e enviados instantaneamente através do ciberespaço para aparecerem como avatares na tela, em tempo real, para uma plateia ao vivo, a milhares de quilômetros de distância do estúdio da companhia.

COSMOGONY estreou em 2021 no festival SIFA em Singapura e foi selecionado para o Festival de Cinema de Sundance 2022. A peça está atualmente em turnê internacional sem viajar (#tourwithouttraveling) e já foi exibida ao vivo a partir de Genebra em 10 cidades, 8 países em 3 continentes. Cosmogonia venceu o prêmio de Uso Mais Inovador de Tecnologia no Festival Filmgate Miami 2022.

WORKSHOPS

8 DE SETEMBRO - 2023

8 DE SETEMBRO: 10:30 AM – 12:30 PM
Workshop: Oficina de Linguagem Corporal Digital  (Ingressos limitados: #18)

Desde os primeiros experimentos em 1973 até os resultados do uso do Deep Learning, numa prática corporal ancorada com a tecnologia de cada época.Analivia Cordeiro e o cientista da computação Nilton Lobo irão liderar uma oficina de dança e movimento, na qual os participantes serão guiados por meio de exercícios de movimento e criarão coreografias originais inspiradas nas relações entre o corpo, movimento, arte visual e audiovisual, e tecnologia midiática. Não é necessário ter experiência prévia em dança. (Workshop presencial)

Facilitadores:
Analivia Cordeiro
– Bailarina, coreógrafa, videoartista, arquiteta e pesquisadora corporal.

Analivia Cordeiro tem explorado as relações entre o corpo, movimento, arte visual e audiovisual e arte midiática desde o início dos anos 1970. Sua obra seminal de 1973, M 3×3, é considerada a primeira obra de vídeo a surgir da América do Sul e uma das primeiras coreografias de dança criadas especificamente para vídeo a nível internacional, utilizando processamento de imagem computacional para anotar os movimentos da dança.

Nilton Lobo é engenheiro e criou o software de notação para movimento humano chamado Nota-Anna, que registra a trajetória do movimento no espaço e no tempo e o torna visível em uma tela de computador ou com outras ferramentas digitais.

8 DE SETEMBRO: 2:00 PM – 4:00 PM
Keynote: A inteligência artificial e a inclusão na captura de movimento para 3D e virtual production (Ingressos limitados: #20)

Ferramentas: MOVE, ROKOKO, MOVE.AI, DEEPMOTION – Neste encontro, abordaremos algumas ferramentas e tecnologias que estão se apresentando como excelentes opções para projetos de baixo orçamento além do aprendizado e inserção de jovens e adolescentes no mercado de animação 3D para Games e Animação.
Falaremos da importância da I.A e do Machine Learning no desenvolvimento de ferramentas de captura de movimento por vídeo, bem como a facilidade de configuração sem a necessidade de computadores potentes ou acessórios de alto custo, para a entrega de um excelente resultado. As ferramentas utilizadas neste encontro serão: Unreal Engine, Move.ai, Rokoko Video e aplicativos para Iphone como: Unreal Remote, Live Link Face e Live Link VCAM.(Workshop presencial)

Necessidades:
Unreal Engine
atualizada para a versão 5.2 em um computador com capacidade
para
apresentar níveis com média ou grande complexidade.

Facilitador:
Roger Haubrichs: Graduado em Design Gráfico pela Universidade do Grande Rio (2014) e Pós-graduado em Desenvolvimento de jogos Digitais pela Faculdade Estácio de Sá (2020). Atualmente exerce a função de professor de Computação Gráfica e Virtual Production no sistema Firjan Senai, além de ministrar aulas no formato EAD para brasileiros e portugueses do mercado de Games e Audiovisual dos Estados Unidos, Canadá, Portugal e Irlanda. Tem experiência na área de Game Art and Design, com ênfase em design de personagens para animação e jogos, design de cenários virtuais, programação visual, modelagem 3D, desenvolvimento de jogos e integração de elementos videográficos com produção virtual.

DIVULGAÇÃO - VFXRio Dance, 7 e 8 de setembro 2023

[qemregistration id=15042]